Agência Neurônio
 Ir para a página Inicial da ANEEL  Imagem Superior do Perfil: Informações Técnicas
Informações em tempo real Missão e Visão | Protocolo-Geral | Biblioteca Virtual | Busca | Cadastre-se | Fale Conosco | Processos | Mapa do Site | Links | Serviços | Glossário | English
Informações Técnicas Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    
Página Inicial  Informações Técnicas Imagem Seta Últimas Notícias

Texto a procurar   Período de  a   
ANEEL aprova Revisão Tarifária de cinco concessionárias
11/12/2012

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (11/12) o índice final da terceira revisão tarifária periódica (RTP) de cinco concessionárias que atendem municípios de São Paulo e Minas Gerais. Confira na tabela abaixo os principais índices. O efeito da revisão tarifária para os consumidores das concessionárias ocorrerá na mesma data do reajuste anual subsequente, ou seja, a tarifa resultará dos efeitos dos dois cálculos. O reajuste tarifário das distribuidoras será definido em janeiro e as tarifas passam a vigorar a partir do dia 03/02/2013. 

Devido às discussões relativas à metodologia para o 3º Ciclo de Revisões Tarifárias Periódicas, não houve tempo hábil para realizar a RTP das concessionárias na data prevista no contrato de concessão (03/02/2012). Por essa razão, as tarifas foram prorrogadas, conforme determina a Resolução nº 471/2011. Leia mais sobre a prorrogação das tarifas.
O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Também foram definidos durante a reunião os limites dos indicadores *DEC e *FEC para o período de 2013 a 2016. (PG/DB)
 

Concessionária

Região Atendida

Efeito Médio para o consumidor

Média da Baixa Tensão. EX: Residências

Média da Alta Tensão. EX: Indústrias

Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz)

27 Municípios de São Paulo

- 4,59%

- 8,26%

-4,59%

Companhia Sul Paulista de Força e Luz – CPFL Sul Paulista

Cinco municípios de São Paulo: Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Guareí e Alambari

– 5,02%

-5,04%

-4,98%

Companhia Luz e Força de Mococa (CLFM)

Município de Mococa, em São Paulo, e mais três municípios localizados em Minas Gerais: Arceburgo, Itamogi e Monte Santo de Minas

6,23%

4,84%

9,37%

Companhia Jaguari de Energia (CJE)

Dois municípios de São Paulo: Jaguariúna e Pedreira

-7,43%

-11,74%

-5,16

Companhia Leste Paulista de Energia – CPFL Leste Paulista

Sete municípios paulistas: São José do Rio Pardo, Casa Branca, Caconde, Divinolândia, Itobi, São Sebastião da Grama e Tapiratiba

-1,25%

-2,51%

1,66%



*Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora - DEC - Intervalo de tempo que, em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica. Consulte o Módulo I do Prodist.

** Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC - Número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado.




   Imprimir esta página Imprimir    Indique para um amigo Indique para um amigo