Agência Neurônio
 Ir para a página Inicial da ANEEL  Imagem Superior do Perfil: Informações Técnicas
Informações em tempo real Missão e Visão | Protocolo-Geral | Biblioteca Virtual | Busca | Cadastre-se | Fale Conosco | Processos | Mapa do Site | Links | Serviços | Glossário | English
Informações Técnicas Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    
Página Inicial  Informações Técnicas Imagem Seta Últimas Notícias

Texto a procurar   Período de  a   
Aberta chamada para projetos de eficiência energética
19/08/2014
 

Projeto de eficiência energética    Está aberto o prazo para que interessados enviem propostas para a Chamada de Projeto de Eficiência Energética Prioritário nº 001/2014 - Ações de Comunicação e marketing para Melhoria da Eficiência Energética no Uso Final de Energia Elétrica. A ideia é incentivar a mudança de comportamento do consumidor de energia elétrica e promover a redução significativa do consumo. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

    A Chamada também tem os seguintes objetivos: retirada de demanda no horário de ponta do sistema por meio da criação de hábitos mais eficientes e racionais de uso e manutenção dos equipamentos elétricos; substituição de aparelhos obsoletos e ineficientes por outros de menor consumo e maior eficiência; divulgação do Programa de Eficiência Energética – PEE regulado pela Aneel e ampliação do seu escopo de atuação; divulgação da existência de modalidades tarifárias que incentivam o uso eficiente das redes de distribuição, como a Tarifa Branca, e o consumo de energia, como o Sistema de Bandeiras Tarifárias e de pré-pagamento.

   Programa de Eficiência Energética

   De acordo com os contratos de concessão celebrados com a ANEEL, as concessionárias de distribuição de energia são obrigadas a aplicar anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE regulado pela Agência.

   O PEE representa a maior fonte de recursos disponível para eficiência energética no país, com cerca de R$ 450 milhões por ano, além de ter grande capilaridade, pois é executado por 101 empresas (63 concessionárias e 38 permissionárias) em todo território nacional. Veja abaixo o cronograma de execução da Chamada de Projeto. (PG)

Cronograma de execução dos Projetos de Eficiência Energética Prioritário. 

Fase

Prazo

Demonstração de interesse das Empresas em financiar o projeto

+

30 dias

Divulgação das Empresas interessadas em financiar o projeto

+

5 dias

Envio de proposta de projeto à ANEEL

+

60 dias

Divulgação do resultado da avaliação inicial da proposta

+

60 dias

Carregamento de arquivo XML da proposta no Duto da Aneel

+

10 dias

Limite para início da execução do projeto

+

60 dias

Término de execução do projeto

+

12 meses*

 

 

  
   


   Imprimir esta página Imprimir    Indique para um amigo Indique para um amigo