Funcoes necessarias para libras
Agência Neurônio
 Ir para a página Inicial da ANEEL  Imagem Superior do Perfil: Informações Técnicas
Informações em tempo real Missão e Visão | Protocolo-Geral | Biblioteca Virtual | Busca | Cadastre-se | Fale Conosco | Processos | Mapa do Site | Links | Serviços | Glossário | English
Informações Técnicas Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    
Página Inicial  Informações Técnicas Imagem Seta RSS

 RSS ANEEL
Para acrescentar os itens abaixo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o link e selecionar a opção Copiar Atalho. Logo em seguida, ir ao seu programa de leitor RSS, procurar a opção de incluir feed ou canal, apertar a tecla Ctrl+V ou selecionar o item Colar, ao pressionar o botão direito do mouse sobre o campo de inclusão.

(estes link's abaixo não foram desenvolvidos para abrir em seu navegador, só para leitores de RSS. Podem ocorrer erros nos navegadores tradicionais. Veja forma de uso na descrição acima.)

RSS – Notícias de Página Inicial - http://www2.aneel.gov.br/rss/Destaques.xml
RSS – Últimas Notícias - http://www2.aneel.gov.br/rss/Noticias.xml
RSS - Reuniões Públicas - http://www2.aneel.gov.br/rss/ReunioesPublicas.xml
RSS – First Page News (English) - http://www2.aneel.gov.br/rss/news.xml

 CONCEITO
A tecnologia RSS (Really Simple Syndication), utilizando-se da linguagem XML (eXtensible Markup Language), permite ao internauta receber automaticamente conteúdos web, assim que atualizados na Internet, a fim de ser noticiado em tempo real sobre informações de seus sites preferidos.

A importância desse recurso se dá no fato de não ser mais necessário acessar o site de sua escolha para verificar as novas informações. Basta ter um leitor RSS instalado em seu computador que, o conteúdo em formato XML é enviado a você sempre que atualizado.


 COMO UTILIZAR
Em geral, a ferramenta RSS possibilita receber todas as atualizações dos sites escolhidos no momento em que elas ocorram, de maneira rápida e sincronizada.

Para utilizar o RSS é necessário a instalação de programas ou agregadores capazes de ler e indexar textos em formato XML.

Estas ferramentas de leitura disponibilizam informações referentes à notícia recebida, tais como: título, o endereço exato da informação, data e autor. Freqüentemente, o leitor RSS atualiza-se para mostrar o conteúdo mais recente.

Dessa forma, o internauta interessado em obter as notícias em tempo real, deve incluir o link, também conhecido como feed, do site, que contenha informações armazenadas na extensão XML, no agregador.

A seguir, tem-se uma lista de agregadores (leitores RSS), gratuitos e não gratuitos, disponíveis na Internet.


 AGREGADORES
Os agregadores de conteúdo inserem os feeds, ou canais, dos sites determinados pelo internauta. Esses programas irão funcionar como um leitor de e-mail.

Toda vez que o software sincronizar os feeds de RSS, ele irá informar com os títulos do novo conteúdo, de acordo com a freqüência determinada no momento da configuração.

Alguns exemplos de agregadores disponíveis na Internet são:

Feed Reader (Gratuito e Windows)
Sharp Reader (Gratuito)
RSS Reader (Gratuito)
Feed Demon (Versão trial de 30 dias – Windows)
Net News Wire (Gratuito – Mac OS X)
News Gator (Versão trial de 14 dias – Funciona agregado ao Microsoft Outlook)


 INSTRUÇÕES GERAIS
*1º Passo
Após fazer instalar o agregador escolhido, pode se observar que, de modo em geral, esses leitores possuem um formato bem semelhante: a esquerda da tela aparece os canais, ou feeds, adicionados. Na parte direita superior, aparecem os títulos das novas notícias e, logo abaixo, um pequeno resumo da manchete, bastando clicar para ser remetido ao conteúdo completo na web.

*2º Passo
Para inserir os canais de informação no seu agregador, vá até o “Subscribed Feeds” ou “Add New Feed”.

Exemplo: Para receber em tempo real o Boletim Energia, clique com o botão direito do mouse sobre o link “RSS-Boletim Energia ” (todos os atalhos estão no início desta página) e selecione a opção Copiar Atalho. Em seguida, no seu programa RSS, cole o link na janela Add new feed (Feed Reader), ou em “Address” (no Sharp Reader, ainda tem que clicar em “Subscribe”), essa instrução irá variar de acordo com agregador escolhido.

*3º Passo
Sempre que desejar adicionar novos canais RSS no seu leitor, basta repetir o passo 2.

Vale ressaltar que, esses canais RSS só serão aceitos se, os arquivos de texto estiverem no formato XML.


   Imprimir esta pï¿?gina Imprimir    Indique para um amigo Indique para um amigo