CEDOC - Centro de Documentação - ANEEL ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
Agência Neurônio
 Ir para a página Inicial da ANEEL  Imagem Padrão de Perfil
Informações em tempo real Missão e Visão | Protocolo-Geral | Biblioteca Virtual | Busca | Cadastre-se | Fale Conosco | Processos | Mapa do Site | Links | Serviços | Glossário | English
Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    
Página Inicial  Biblioteca  Produtos  Glossário

CDs | Livros | Relatórios | Revistas | Trabalhos Acadêmicos | Vídeos



Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z |
B
Backbone
Em português, espinha dorsal. O backbone é o trecho de maior capacidade da rede e tem o objetivo de conectar várias redes locais. No Brasil, foi a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que criou o primeiro backbone da Internet, a princípio para atender entidades acadêmicas que queriam se conectar à rede. Em 1995, a Embratel começou a montar um backbone paralelo ao da RNP para oferecer serviços de conexão a empresas privadas. Os fornecedores de acesso costumam estar ligados direta e permanentemente ao backbone.



Baixa Tensão de Distribuição - BT
Tensão entre fases cujo valor eficaz é igual ou inferior a 1 kV.
Resolução Normativa ANEEL n. 367, de 2 de junho de 2009 (Diário Oficial, de 26 jun. 2009, seção 1, p. 80), Anexo.

Balanço de energia elétrica
Conjunto de informações da quantidade de energia elétrica, em Megawatt-hora (MWh), detalhadas pelas disponibilidades e pelos requisitos do mercado de energia elétrica da concessionária.
Resolução ANEEL n. 674, de 9 de dezembro de 2002 (Diário Oficial, de 10 dez. 2002, seção 1, p. 79)

Balanço energético
(v. Balanço de energia elétrica)



Balanço patrimonial
Balanço que demonstra a situação patrimonial e financeira da companhia, ou seja, todos os bens, direitos e obrigações e valores integrados anteriormente no patrimônio, bem como os que se integram no período que o balanço vai representar.
Resolução Normativa ANEEL n. 367, de 2 de junho de 2009 (Diário Oficial, de 26 jun. 2009, seção 1, p. 80), Anexo.

Banco de Dados
Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.



Banco liquidante
Instituição financeira contratada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE para proceder à Liquidação Financeira Relativa à Contratação de Energia de Reserva.
Resolução Normativa ANEEL n. 337, de 11 de novembro de 2008 (Diário Oficial, de 19 nov. 2008, seção 1, p. 140)

Banda
Designa uma faixa de freqüência delimitada no espectro magnético. Para evitar interferência entre os sinais, é reservada uma banda para cada tipo de serviço de telecomunicação.



Banda A
Primeira faixa de freqüência do espectro eletromagnético reservada para telefonia móvel.



Banda B
Segunda faixa de freqüência do espectro eletromagnético reservada para telefonia móvel. No Brasil, começou a operar em 1998 com serviços digitais.



Bandeiras tarifárias
Sistema tarifário que tem como finalidade sinalizar aos consumidores faturados pela distribuidora por meio da tarifa de energia, os custos atuais da geração de energia elétrica.
Resolução Normativa ANEEL n. 479, de 3 de abril de 2012 (Diário Oficial de 12 de abr. 2012, seção 1, p. 48)

Bandwidth
Ver largura de banda.



Barramento
Conjunto de barras, cabos e tubos condutores de uma subestação de mesma tensão nominal, com seus suportes e acessórios, que permite a conexão dos equipamentos.
Resolução Normativa ANEEL n. 367, de 2 de junho de 2009 (Diário Oficial, de 26 jun. 2009, seção 1, p. 80), Anexo.

Barramento de controle
Barramento da subestação com recursos de controle de tensão.
Resolução Normativa ANEEL n. 367, de 2 de junho de 2009 (Diário Oficial, de 26 jun. 2009, seção 1, p. 80), Anexo.

Base de remuneração
Investimentos prudentes, avaliados a preços de mercado, requeridos pela concessionária para prestar o serviço público de transmissão de acordo com as condições estabelecidas no contrato de concessão, em particular os níveis de qualidade exigidos.
Resolução Normativa ANEEL n. 386, de 15 de dezembro de 2009 (Diário Oficial de 21 de dez. de 2009, seção 1, p. 147)

Base de remuneração (Revisão Tarifária Periódica)
Investimentos prudentes, requeridos pela concessionária para prestar o serviço público de distribuição de acordo com as condições estabelecidas no contrato de concessão, em particular os níveis de qualidade exigidos, avaliados a preços de mercado e adaptados através dos índices de aproveitamento.
Resolução Normativa ANEEL n. 234, de 31 de outubro de 2006 (Diário Oficial, de 8 nov. 2006, seção 1, p. 111) - Republicada (Diário Oficial, de 26 dez. 2008, seção 1, p. 151)

Base fiscal de um ativo
Valor atribuído a esse ativo para fins tributários.
Resolução Normativa ANEEL n. 367, de 2 de junho de 2009 (Diário Oficial, de 26 jun. 2009, seção 1, p. 80), Anexo.

Baud rate
O termo baud rate é utilizado como medida de velocidade de transmissão de informação entre computadores através de linhas telefônicas. Baud rate é frequentemente utilizado como sinônimo de bits por segundo (bps), apesar de não ser tecnicamente verdadeiro. O nome baud vem de J. M. Baudot, inventor do código telegráfico Baudot.



BBS
Bulletin Board System. Usualmente, o termo se refere a um pequeno sistema acessado via linha discada, restrito a um grupo de usuários locais. Este sistema costuma oferecer uma série de serviços, tais como: correio eletrônico, grupos de discussões, "murais de avisos", repositório de software público, etc. Muitos BBSs possuem acesso a INTERNET.



Bens imóveis vinculados à concessão
Estruturas civis que caracterizam o aproveitamento hidrelétrico, tais como barramento/vertedouro, tomada d´água, circuito de adução, casa de força, canal de fuga e subestação.
Resolução Normativa ANEEL n. 501, de 24 de julho de 2012 (Diário Oficial, de 20 ago. 2012, seção 1, p. 95)

Bens reversíveis
Aqueles utilizados, exclusiva e permanentemente, para produção de energia elétrica, cujos investimentos prudentes foram realizados com o objetivo de garantir a continuidade e atualidade do serviço concedido. Constituem bens reversíveis o conjunto de itens de infraestrutura comuns à usina, tais como, reservatórios, barragens, tomada d´água, condutos, canais, vertedouros, comportas, casa de comando, além dos equipamentos de geração, como turbinas, geradores, transformadores, serviços auxiliares e relacionados ao sistema de transmissão de interesse restrito.
Resolução Normativa ANEEL n. 596, de 19 de dezembro de 2013 (Diário Oficial, de 2 jan. 2014, seção 1, p. 35).

Binário
Sistema de numeração composto por dois dígitos usado para representação interna de informação nos computadores. Também utilizado para designar arquivos que contém informações que não são apenas texto, como por exemplo: arquivos de imagens, arquivos de sons, arquivos gerados por planilhas eletrônicas, arquivos gerados por editores de texto que incluam acentos, fontes de letra, negrito, sublinhado, etc.



BinHex
Um formato de conversão de arquivos que converte arquivos que estão em binário para texto ASCII. Este formato é utilizado, principalmente, pelos microcomputadores Macintosh.



Bit
Forma reduzida de binary digit (dígito binário), é a menor unidade de informação tratada pelo computador; em grupos de oito, formam os bytes, que são a forma mais conhecida de representação de todos os tipos de informação no computador.



Black start
(v. Auto-restabelecimento)



Blecaute
Interrupção de energia elétrica, de modo não intencional, de parte ou de todos os consumidores de determinada área.
Resolução Normativa ANEEL n. 482, de 17 de abril de 2012 (Diário Oficial, de 19 abr. 2012, seção 1, p. 53), Módulos do PRODIST, Módulo 1 - Introdução.

Bookmark
É um "atalho" que marca o endereço de um site para ser acessado novamente. Os browsers possibilitam armazenar bookmarks, ou "favoritos" (favorites), que guardam a URL dos sites tornando fácil visitá-los novamente.



BPS
BPS (bits por segundo) é uma medida de velocidade de transmissão de dados. É utilizada para avaliar a velocidade de modems e conexões como linhas dedicadas. Você também vai encontrar Kbps (equivalente a mil bps) e Mbps (equivalente 1 milhão de bps). Veja também: baud rate.



Browser
É o programa usado para navegar por páginas da Internet. Veja Navegador.



BT
(v. Baixa tensão de distribuição)



Byte
Um conjunto de 8 (oito) bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere ou um código para um desenho na tela. Exemplo: 00010111



A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z

   Imprimir esta página Imprimir    Indique para um amigo Indique para um amigo