Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    Imprimir este texto. Imprimir

Gestão de Bacias e Reservatórios
 

               Os principais problemas decorrentes após a construção dos reservatórios referem-se à necessidade de uma gestão integrada dos usos múltiplos e à integração entre a operação do sistema/funcionamento limnológico/hidrológico, o controle dos impactos a partir da bacia hidrográfica, impactos produzidos pela própria expansão da economia regional e sua diversificação em função da existência do reservatório.

               Estudos sobre a gestão de bacias hidrográficas em relação aos empreendimentos nela existentes são altamente relevantes, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade. Além disto, os empreendimentos não só são componentes de uma bacia hidrográfica, mas sofrem os impactos das atividades nessa bacia e, portanto, o empreendimento pode ser comprometido. Assoreamento, perda de capacidade de reserva de água, deterioração da qualidade da água, são alguns dos impactos cumulativos que ocorrem.

               Outro aspecto que merece atenção especial em termos de P&D é a emissão de gases de efeito estufa nos reservatórios. Além do acúmulo de matéria orgânica proveniente das bacias hidrográficas e da vegetação terrestre inundada, o tempo de retenção de cada reservatório tem um papel fundamental na emissão de gases, especialmente CH4 e CO2. É preciso aprofundar os estudos sobre este fenômeno, principalmente em relação à real contribuição dos reservatórios em termos de contribuição e ao desenvolvimento de ferramentas e métodos para simulação e mitigação das emissões de reservatórios planejados.

Subtemas Prioritários:

. GB01 - Emissões de gases de efeito estufa (GEE) em reservatórios de usinas hidrelétricas.
. GB02 - Efeitos de mudanças climáticas globais no regime hidrológico de bacias hidrográficas.
. GB03 - Integração e otimização do uso múltiplo de reservatórios hidrelétricos.
. GB04 - Gestão sócio-patrimonial de reservatórios de usinas hidrelétricas.
. GB05 - Gestão da segurança de barragens de usinas hidrelétricas.
. GB06 -  Assoreamento de reservatórios formados por barragens de usinas hidrelétricas.
. GB0X - Outro. 


Clique para fechar esta janela. Fechar