Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    Imprimir este texto. Imprimir

Eficiência Energética
 

Neste tema, enquadram-se os projetos voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias ou métodos para reduzir tanto o consumo de recursos das fontes de geração de energia elétrica quanto o consumo de energia nos sistemas ou equipamentos de uso final. O desenvolvimento de ferramentas analíticas para avaliar a melhoria de eficiência energética das tecnologias de uso final também constitui atividade de P&D em eficiência energética.

           As atividades de P&D em eficiência energética geralmente estão voltadas para a melhoria da atratividade econômico-financeira de tecnologias, produtos ou serviços eficientes. Neste contexto, é importante envidar esforços para entender a relação entre a maior eficiência e outros elementos que são levados em consideração pelos consumidores finais no momento da tomada de decisão por uma tecnologia energeticamente eficiente.

           Nesse contexto, faz-se necessário definir novos indicadores de eficiência energética para analisar e/ou comparar equipamentos e sistemas, por exemplo, visando relacionar a produção de uma indústria e a energia elétrica consumida. Outro aspecto importante é o desenvolvimento de metodologias para a medição e comprovação dos resultados de projetos de eficiência energética, objetivando dar mais credibilidade aos resultados destes projetos.


Subtemas Prioritários:

. EE01 - Novas tecnologias para melhoria da eficiência energética.

. EE02 - Gerenciamento de carga pelo lado da demanda.

. EE03 - Definição de indicadores de eficiência energética.

. EE04 - Metodologias para avaliação de resultados de projetos de eficiência energética.
. EE0X - Outro


Clique para fechar esta janela. Fechar