Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    Imprimir este texto. Imprimir

Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica
 

Neste tema, enquadram-se os projetos destinados ao desenvolvimento de metodologias, técnicas e ferramentas de auxílio ao planejamento de sistemas elétricos, incluindo os segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no âmbito do Sistema Interligado Nacional (SIN) ou dos sistemas isolados. 

           A aplicação ótima dos recursos destinados à expansão do sistema de distribuição necessita de suporte à tomada de decisões por parte do planejador. Este suporte deve ser suprido através de ferramentas computacionais e modelos matemáticos que permitam ter domínio sobre as variáveis de projeto. Torna-se, assim, importante o desenvolvimento de ferramentas computacionais de auxílio ao planejamento dos sistemas de distribuição, utilizando técnicas de inteligência artificial de suporte à decisão nas alternativas de expansão dos sistemas. A experiência do planejador deve ser agregada a essas ferramentas, integrando condições econômicas, redução de perdas elétricas e qualidade no fornecimento dos serviços. 

           Há, também, uma clara tendência a se incentivar a integração de centrais eólicas e a geração distribuída. É necessário, portanto, o desenvolvimento de modelos que permitam estudar os impactos (nos níveis de tensão, nas perdas técnicas, na qualidade da energia elétrica, etc) das diferentes alternativas disponíveis (eólica, co-geração, células combustíveis, etc), para que a geração eólica e/ou distribuída seja devidamente estudada antes da implantação de novos empreendimentos. No caso de centrais eólicas, deve-se considerar, também, a avaliação de impactos energéticos, locais e no despacho otimizado do SIN. 

           Outro aspecto relevante é a universalização dos serviços de energia elétrica, que requer, entre outros aspectos (novos materiais, equipamentos e tecnologias), ferramentas de auxílio ao planejamento que incorporem demandas específicas de cada sistema, de modo a minimizar os investimentos na implantação das redes de distribuição, sem comprometer a qualidade e a confiabilidade do fornecimento e sem aumentar os custos de operação e manutenção do sistema. 

           No segmento de transmissão, quase toda a rede básica é composta de linhas e equipamentos com vida média na faixa de 20 a 30 anos de serviço, o que acarreta inevitável degradação da confiabilidade do sistema, agravada pela reconhecida sobrecarga do sistema existente. Torna-se importante, assim, o desenvolvimento de tecnologias de transmissão que permitam aumentar a capacidade de transporte e a confiabilidade do sistema, o que pode ser conseguido ou facilitado por meio de novos materiais e componentes, como os supercondutores, bem como o desenvolvimento de tecnologias otimizadas de transmissão. 

           De modo similar, o segmento de distribuição requer investimentos em novos materiais e componentes (cabos, conectores, isolantes, óleos, etc.), visando à redução de custos de operação e manutenção e a adequação dos índices de qualidade e confiabilidade dos serviços fornecidos, entre outros aspectos (redução de impactos socioambientais). Ressalta-se, também, a necessidade de adequação física da rede de distribuição a novas demandas (universalização do atendimento) e formas de geração (geração distribuída, co-geração), o que requer atenção especial em relação aos materiais e componentes do sistema de distribuição.


Subtemas Prioritários:

. PL01 - Planejamento integrado da expansão de sistemas elétricos.

. PL02 - Integração de centrais eólicas ao SIN.

. PL03 - Integração de geração distribuída a redes elétricas.

. PL04 - Metodologia de previsão de mercado para diferentes níveis temporais e estratégias de contratação.

. PL05 - Modelos hidrodinâmicos aplicados em reservatórios de usinas hidrelétricas.

. PL06 - Materiais supercondutores para transmissão de energia elétrica.

. PL07 - Tecnologias e sistemas de transmissão de energia em longas distâncias.
. PL0X - Outro. 


Clique para fechar esta janela. Fechar