Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    Imprimir este texto. Imprimir

Operação de Sistemas de Energia Elétrica
 
Nesta área, enquadram-se os projetos destinados ao desenvolvimento de metodologias, técnicas e ferramentas de auxílio à operação de sistemas elétricos, incluindo os segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no âmbito do SIN ou dos sistemas isolados.

No segmento de geração, as usinas precisam garantir a oferta de energia com o custo otimizado. Neste sentido, é importante o desenvolvimento de projetos voltados a assuntos como a otimização do despacho hidrotérmico e a redução da indisponibilidade de usinas térmicas .

No segmento de transmissão, a rede tem importante papel na garantia da qualidade e confiabilidade do suprimento de energia, bem como nos seus preços finais. Assim, além do investimento em tecnologias de transmissão que permitam aumentar a capacidade de transporte e a confiabilidade do sistema, devem ser desenvolvidas metodologias de diagnóstico, preferencialmente em regime energizado, para identificar a confiabilidade do sistema em operação e avaliar o risco de falha de equipamentos, componentes e instalações de rede e técnicas de operação, manutenção e extensão da vida útil das instalações existentes.

No segmento de distribuição, a regulação por comparação de desempenho vem forçando as empresas de energia elétrica a oferecerem qualidade crescente nos serviços prestados, assim como reduzirem custos e aumentarem sua competitividade.

Subtemas Prioritários:

. OP01 - Ferramentas de apoio à operação de sistemas elétricos de potência em tempo real.
. OP02 - Critérios de gerenciamento de carga para diferentes níveis de hierarquia.
. OP03 - Estruturas, funções e regras de operação dos mercados de serviços ancilares.
. OP04 - Otimização estrutural e paramétrica da capacidade dos sistemas de distribuição.
. OP05 - Alocação de fontes de potência reativa em sistemas de distribuição.
. OP06 - Estudo, simulação e análise do desempenho de sistemas elétricos de potência.
. OP07 - Análise das grandes perturbações e impactos no planejamento, operação e controle.
. OP08 - Desenvolvimento de modelos para a otimização de despacho hidrotérmico.
. OP09 - Desenvolvimento e/ou aprimoramento dos modelos de previsão de chuva versus vazão.
. OP10 - Sistemas de monitoramento da operação de usinas não-despachadas pelo ONS.
. OP0X - Outros

Clique para fechar esta janela. Fechar