Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    Imprimir este texto. Imprimir

Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas de Energia Elétrica
 

A implantação de sistemas de monitoramento, telecontrole e teleproteção de sistemas de geração, transmissão e distribuição tem importância fundamental na eficiência e eficácia operativa das empresas de energia elétrica. Um acompanhamento confiável e um rápido diagnóstico, associados a custos de automação bastante atrativos, tem sido argumento fundamental na expansão desses sistemas.

Tecnologias de transmissão de dados sem fio e de transmissão de dados por redes elétricas (PLC – Power Line Communications) têm sido consideradas para a supervisão e o controle de equipamentos e dispositivos de sistemas elétricos. Estas tecnologias prevalecem pelo seu baixo custo, não sendo necessárias obras de infra-estrutura para sua implantação, como ocorre com as redes de fibra ótica, por exemplo. A tecnologia PLC também pode permitir o acesso à Internet em alta velocidade e à canais interativos de televisão. Nestes casos, deve ser observada regulamentação específica emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

Sistemas de proteção eficientes e eficazes têm importância significativa na qualidade, confiabilidade e operação do sistema elétrico. O desenvolvimento de novas tecnologias para análise (identificação, classificação e localização) de falhas em sistemas elétricos é plenamente plausível para a obtenção de diagnósticos rápidos e confiáveis de suas causas.

Outros fatores importantes são o estudo de novas configurações e tecnologias para o aterramento de dispositivos e equipamentos elétricos e a análise da interação entre os diversos dispositivos de proteção e controle em ambientes eletromagneticamente poluídos, tornando imprescindível a mitigação de eventos relacionados às interferências eletromagnéticas.

Subtemas Prioritários:

. SC01 - Implementação de sistemas de controle (robusto, adaptativo e inteligente).
. SC02 - Análise dinâmica de sistemas em tempo real.
. SC03 - Técnicas eficientes de restauração rápida de grandes centros de carga.
. SC04 - Desenvolvimento de técnicas para recomposição de sistemas elétricos.
. SC05 - Técnicas de inteligência artificial aplicadas ao controle, operação e proteção de sistemas elétricos.
. SC06 - Novas tecnologias para supervisão do fornecimento de energia elétrica.
. SC07 - Desenvolvimento e aplicação de sistemas de medição fasorial.
. SC08 - Análise de falhas em sistemas elétricos.
. SC09 - Compatibilidade eletromagnética em sistemas elétricos.
. SC10 - Sistemas de aterramento.

. SC0X - Outro.


Clique para fechar esta janela. Fechar