Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    Imprimir este texto. Imprimir

Qualidade e Confiabilidade dos Serviços de Energia Elétrica
 
A energia elétrica possui características que a diferenciam dos demais insumos industriais. Ela precisa ser gerada concomitantemente com o consumo, não pode ser armazenada pelos consumidores, não pode ser transportada pelos meios usuais de transporte e, mais importante, sua qualidade depende tanto das empresas de energia elétrica, que a produzem, transmitem e distribuem, como do consumidor.

A monitoração das grandezas elétricas em sistemas elétricos objetiva avaliar a confiabilidade do sistema e a qualidade da energia distribuída. Os sistemas elétricos estão deixando de ser sistemas eletromecânicos e se transformando em sistemas eletroeletrônicos. Esta transformação, que tem contribuído para o aumento da produtividade industrial e para o uso mais eficiente da energia elétrica, tornou mais rígidos os requisitos de Qualidade para a Energia Elétrica.

Em função disto, ocorrências usuais no sistema elétrico, como energizações de linhas de transmissão e transformadores ou a ocorrência de curtos-circuitos, originando VTCDs (variações de tensão de curta duração) podem ocasionar a parada de grandes unidades industriais. Soma-se também o fato de que as cargas industriais, comerciais e até residenciais que contêm componentes eletrônicos, contribuem para o aumento da poluição do sistema elétrico, pois injetam harmônicos no sistema.

Alguns exemplos de fenômenos que afetam a qualidade de energia são as variações de tensão de curta duração (interrupções, afundamentos e elevações de tensão), as variações de tensão de longa duração (subtensões e sobretensões), os harmônicos, os desequilíbrios de tensão e a flutuação de tensão, que causa o fenômeno de cintilação luminosa (flicker).

Estes fenômenos têm sido frequentemente tratados sem considerar as interações econômicas entre as empresas de energia elétrica e seus consumidores. Entretanto, deve-se atentar para a possibilidade de agregar benefícios ou penalidades nos contratos firmados entre os consumidores e as empresas fornecedoras de energia elétrica.

Subtemas Prioritários:

. QC01 - Sistemas e técnicas de monitoração e gerenciamento da qualidade da energia elétrica.
. QC02 - Modelagem e análise dos distúrbios associados à qualidade da energia elétrica.
. QC03 - Requisitos para conexão de cargas potencialmente perturbadoras no sistema elétrico.
. QC04 - Curvas de sensibilidade e de suportabilidade de equipamentos.
. QC05 - Impactos econômicos e aspectos contratuais da qualidade da energia elétrica.
. QC06 - Compensação financeira por violação de indicadores de qualidade.

. QC0X - Outro.



Clique para fechar esta janela. Fechar